23 julho 2010

O que é o Futebol para nós.


Motivado pela Copa do Mundo, resolvi ampliar meus conhecimentos sobre Futebol. Percebi naquele momento, como o mundo e sobretudo o Brasil para por causa desse evento. Entre vários livros, escolhi "Futebol - O Brasil em campo" do então desconhecido para mim, Alex Bellos. A obra é um excelente registro do que o Futebol representa para nós brasileiros. O único meio de se fazer isso, era através de um olhar neutro. Não bastava ser jornalista, tinha que ser estrangeiro, nada melhor então do que um jornalista inglês, vindo da pátria mãe do futebol.

Encomendado por um jornal inglês, Bellos recebeu a missão de ser correspondente no Brasil e explicar para os britânicos o porquê do sucesso do esporte num país subdesenvolvido. Bellos não só invadiu como penetrou nas raízes do interior brasileiro, em busca de respostas das origens do modo de jogar que encantou e encanta o mundo inteiro. Diante de tanta pobreza e dificuldades, como um país arranja espaço para ser tão brilhante num esporte?

O livro é dividido em vários capítulos, contando histórias sempre baseadas na paixão pelo futebol e como ele interfere na sociedade brasileira. Mostra como o esporte fez sucesso aqui, por poder ser disputado em qualquer lugar plano com a presença de um objeto esférico, não necessitando de qualquer outro equipamento sofisticado, alcançando assim as classes sociais mais baixas. Disserta sobre as condições que tivemos para ser a maior potência mundial no assunto, defendendo a idéia que a miscigenação permitiu aliar novas características ao nosso estilo de jogo. Baseado nas idéias de miscigenação de Freyre, Bellos traça a ginga vida da herança negra. Além disso, diz que como os juízes davam mais vantagens aos jogadores mais ricos, o brasileiro aprendeu a desviar dos pontapés adversários sem perder a bola. Mostra como o brasileiro se divide, esquecendo de todos seus problemas quando o assunto é futebol, capaz de prefirir uma bola a um prato de comida.

Uma das características do livro é apontar o brasileiro como um povo invariavelmente criativo. Não só em jogo, mas na vida. Como em casos em que burlamos a lei para praticar o que mais gostamos, quando inventamos novas formas de praticar o esporte, com uma meia, entre árvores, numa mesa ou até mesmo com um time de carros. Criativos, até quando não estamos jogando, mostrando que o brasileiro torce de um jeito único, disposto e se passar como louco, apelando para deuses de todas religiões e tomando atitudes absurdas e impensáveis em qualquer outro país. Criatividade também, quando queremos usá-la para corromper, quando cartolas se baseiam em burocracias e brechas na lei em busca dos interesses de sua região ou clube. Mostra como a realidade de desigualdade e corrupção está presente também no futebol.

Bellos não esquece de citar também nossa rica história de conquistas de seleções e de clubes. Cita como as três Copas do Mundo conquistadas em 58, 62 e 70 ajudaram a confirmar o esporte como carga cultural brasileira. E ainda nos faz lembrar da triste final de 1950, onde um Maracanã lotado voltou para casa, talvez pela única vez em sua história, sem uma festa , sem um vencedor. Por fim Bellos traz capítulos abordando um tema polêmico, a cartolagem. Descreve a história de sua figura máxima, Don Eurico Miranda, e mostra a vergonha que é a nossa confederação de futebol. Para não fechar com um tom triste, traz a entrevista de um dos craques mais inteligentes fora e dentro de campo, o Doutor Sócrates. Com toda autoridade ao falar de futebol.

O livro é uma obra necessária a qualquer um que queira conhecer o futebol brasileiro, mas do que isso um documento histórico. Em sábias palavras de Juca Kfouri: " Um livro para brasileiro ver."

Nenhum comentário:

Postar um comentário