24 julho 2010

O velho jornalista Gabriel Garcia Marquez

No alto de minha ignorância cultural, busquei ler algum clássico da literatura mundial. Escolhi um livro do autor colombiano, ganhador do Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Marquez. Motivado por um título nada convencional, escolhi a pseudobiografia "Memórias de minhas putas tristes."

O livro narra a história de um velho jornalista (ou um jornalista velho ?), de uma cidade pequena do interior da Colômbia. Perto de completar 90 anos, o velho surge com um desejo tão bizarro quanto o título do livro, ele sismou que queria uma menina virgem, ainda na noite de seu aniversário.

Determinado, porém consciente da dificuldade de seu desejo, o excêntrico ansião pede ajuda de uma velha amiga, dona de um bordel. A senhora cafetina resolve se esforçar para realizar o desejo do velho e, lá pelas altas horas da noite, apresenta-lhe uma jovem operária da fábrica de botões local. Ao sentir a inocência da menina, mesmo através de sua maquiagem carregada e roupas vulgares, o narrador começa a recordar de toda sua vida.
A partir desse ponto é que o narrador começa a contar sua vida. Ao mesmo tempo que conta, o autor percebe que nunca amou de verdade uma pessoa. Apesar de ter se relacionado com diversas mulheres, o interesse parecia ser apenas carnal, usando-as para saciar as suas necessidades. Mas com a garotinha, de 13 anos, ele sente mais do que o interesse pelo seu corpo jovem e "firme". A ingenuidade e delicadesa da menina provocam no ansião um zelo tão forte, que o velho descobre o significado de um novo sentimento, nunca experimentado em seus 90 anos. A confirmação do seu desejo inicial não chega a acontecer. Ele sequer conversa com a menina, a não ser quando ela está dormindo na cama do cabaré, enquanto sussurra palavras românticas em seu ouvido e espera pelas reações de seu corpo. Enquanto isso, o jornalista velho passa a ser velho jornalista. Suas colunas antes que pareciam ser escritas por um velho rabujento, passam a parecer palavras de um velho sábio.

O livro poderia ser apenas um conto erótico, caso se leia apenas os primeiros capítulos. Porém no decorrer da trama, a história ganha os contornos de pseudo-autobiografia. Marquez que também é jornalista, parece estar contando sua história por meio de alegorias. Pelo fato de não apresentar muitos nomes no livro, e ainda por não conhecer o autor (meu caso), fiquei em dúvida até o fim do livro para saber se era ou não a história do autor.

A ficção é considerada um livro que foge muito do estilo do ganhador do Nobel de Literatura. Os mais radicais, inclusive dizem que o autor se vendeu ao mercado bibliográfico. Porém parece apenas que Marquez, assim como seu personagem, está experimentando coisas novas. A fim de descubrir quem sabe um sentimento diferente. Enfim, agora pude perceber que esta obra não irá servir de base para mim, se desejo conhecer o autor. Porém agora estou numa feliz obrigação, de ter que ler mais um livro desse fantástico (segundo a crítica) escritor que é Gabriel Garcia Marquez.

Um comentário:

  1. Já vi esse por aí, mas nem me interessei. Agora que soube que o personagem principal é um jornalista, quem sabe leio. (:

    ResponderExcluir