07 março 2010

PEC 300: Se eu pago mais, eu quero um serviço melhor


Na última terça-feira foi aprovado o PEC 300, uma emenda constitucional que torna o piso salarial dos policiais militares, civis e dos bombeiros (servidores do estado) igual ao dos militares do Distrito Federal, de R$3300,00. A aprovação foi feita depois de muita pressão dos militares, que mesmo sem muitas greves conseguiram convencer os deputados. O projeto já se arrastava há varios anos na Câmara dos Deputados, sendo adiada diversas vezes a decisão final, antes os policiais e bombeiros recebiam R$ 1500,00 (ES).


O lado bom da emenda é que com o aumento do salário, a concorrência para esse tipo de concurso aumenta bastante, gerando maior qualificação da polícia, que é tão criticada pelos Direitos Humanos no Brasil. Evita também que o policial necessite se corromper a fim de melhorar sua renda. O novo salário também é justo por se tratar de uma profissão de grandes riscos físicos, já que troca de tiros, incêndios, entre outras situações são a rotina desses oficiais.


O lado ruim é o grande prejuízo que irá provocar nos cofres públicos com o aumento de mais de 100% dos salários de soldados e dos oficiais de alta patente. Consequentemente, isso será sentido no bolso dos contribuintes. A medida divide opiniões. Uns dizem que o provável aumento dos impostos com os investimentos em segurança, diminuiram a necessidade de investimentos em segurança particular. Outros acreditam que a violência policial e o "amadorismo" da polícia brasileira continuará pois prevalece nas Academias de Formação de Oficiais a "velha guarda" cruel dos militares.


Porém, aceitando ou não, agora não tem mais volta, o projeto de emenda já foi aprovado. Agora nos resta cobrar maior qualidade do serviço de segurança pública, já que o preço que pagamos por ela aumentou dessa maneira tão significativa.

Um comentário:

  1. Que péssimo jornalista que sou +_+
    Nem vi quando isso foi aprovado +_+


    Mas eu acho uma boa medida.
    Agora é esperar e cobrar né?

    ResponderExcluir