07 março 2010

A queda do sistema


Nos últimos dias, muito se tem noticiado sobre o caos vivido na Grécia. Esse caos é a prova viva que a crise não passou coisa nenhuma, ela está muito presente e continua a fazer vítimas. Se antes "apenas" empresas haviam quebrado, como a GM, alguns bancos e o sistema imobiliário americano; agora são países inteiros que vão para o buraco. Países desenvolvidos como a Irlanda, Islândia, Itália, Espanha e Portugal estão com as suas dívidas maiores que o seu PIB, gerando deflação e desemprego dentro de seus países. Como grande parte do dinheiro que circula é usado para pagar as dívidas, falta dinheiro no mercado interno, logo o preço dos produtos cai sem parar. Assim os comerciantes são obrigados a vender seus produtos por preços abaixo do custo, tendo que demitir seus funcionários, que por sua vez para de comprar por falta de dinheiro obrigando a abaixar ainda mais os preços.


Quando isso acontece, a população vai as ruas protestar e se pergunta: por que o governo não faz nada? A resposta é simples, todos sabem que hoje a econômia é controlada pelas suas leis de mercado sofrendo pouquíssimas interferências do governo. Predomina o liberalismo. Para tentar recuperar suas economias, os países injetam grandes quantidades de dinheiro em empresas grandes, para que estas não quebrem e levem consigo outras empresas. A curto prazo isso até resolve, mas chega um momento em que o dinheiro acaba, então apela-se para os empréstimos aumentando a dívida externa e voltando a estaca zero.

Para piorar, nesses países europeus usa-se o Euro, moeda corrente em grande parte do continente. A moeda, portanto, tem valores semelhantes em todos os países. Isso impossibilita a utilização de uma ferramenta que poderia amenizar esse caos, o controle da inflação por parte de um país. Porque uma desvalorização da moeda na Grécia irá desvalorizá-la na Alemanha também, que não permite que o governo grego faça isso.


Diante da violência da população pela negligência do governo, percebe-se a repressão dos policiais. Os governantes com suas mãos atadas sem ter o que dizer para a população, partem numa desesperada tentativa de se manter a ordem através da força. Em outro tempos foram usados contra isso o investimento em obras públicas pelo estado, dando emprego a população e fazendo com que eles consumissem. Mas por enquanto essa alternativa parece ser inviável devido à falta de dinheiro.


Mas esse caos não é só desse "pós-crise". Quem não se lembra do panelaço na Argentina em 2003? Eu acho que minha visão política está clara nesse blog, mas como que o problema foi amenizado na época? Com o governo de esquerda de Néstor Kirchner investindo em planos sociais, dando emprego, aumentando a circulação interna de dinheiro e diminuindo gradativamente o caos. Então como aconteceu na década de 1930 e na Argentina, eu prevejo que os próximos anos serão de crescimento das influências de esquerda, aumentando a adesão da pessoas nesse "estilo" de fazer política.

Um comentário:

  1. +_+

    me-do

    definitivamente política e economia não são para mim. mas pelo seu texto foi bem fácil entender oO

    ResponderExcluir