26 dezembro 2009

É época de consumir


É Natal, o feriado mais esperado pelos comerciantes. As vendas dobram, o dinheiro circula; muitos empregos são gerados, mesmo que temporários; a solidariedade das pessoas se torna mais presente, enfim todos gostam do Natal. É a hora de se recuperar da crise e ganhar dinheiro, os números confirmam isso, as vendas cresceram 7% em relação ao ano passado.

Depois vem as férias...

O periodo de férias é, obviamente, quando o setor turístico mais fatura. Os hóteis ficam todos lotados, as praias também, ganha o dono da pousada, o vendedor de picolé, as empresas de transportes e os guias, as prefeituras das cidades ganham mais receita, parece uma maravilha. Mas e depois ?

Vem as dívidas, as dores de cabeça... e o material escolar ? o IPVA ? o IPTU ?
As contas atrasam, os juros exploram as pessoas, e quem sai perdendo diante disso tudo ? O povo.

É o jeito encontrado pelos banqueiros para continuar lucrando depois das festas. Como sempre explorando o povo. O que fazer então? Não comemorar ?

É preciso ter cautela nessa época, surgem muitas promoções, muitos atrativos para que se gaste o dinheiro, mas isso não é um luxo para todos. Deve-se saber o quanto gastar, não se deixar levar pela época para evitar preocupações futuras. O dinheiro foi feito para ser gasto, mas o homem ainda insiste em usá-lo para levar vantagem sobre os demais.

As possibilidades que o dinheiro traz são boas. Mas as melhores coisas da vida ainda são de graça.












Nenhum comentário:

Postar um comentário