29 dezembro 2009

Já vi esse filme


É interessante ver como as leis mudam de região para região mesmo com um mundo globalizado.
Foi executado nesta terça feira Akmar Shaikh, britânico de 53 anos. Ele havia tentado entrar na China com quatro quilogramas de Heroína em 2007. No país o crime tem pena de morte caso a quantidade ultrapasse as 50 miligramas. O primeiro ministro britânico Gordon Brown disse ter ficado chocado pela decisão da justiça chinesa em condenar um deficiente mental. Akmar foi o primeiro europeu condenado a morte na China desde 1951. A Inglaterra acusa ainda a China de desrespeitar os Direitos Humanos condenando um prisioneiro sem fazer exames de deficiência mental.

O que é de se estranhar é justamente o fato de que a própria Inglaterra não respeitou as leis chinesas a 150 anos atrás na Guerra do ópio, onde continuou fazendo vitímas chinesas ao continuar com a exportação do produto no país mesmo após a proibição do governo. A consequêcia para o país, além da destruição da guerra, foi a perda de sua principal cidade portuária Hong Kong. Na época não "existia" Direiros humanos que só foi assinado na década de 1940, mas a Inglaterra continuou com a posse da cidade até 1997. Os anos se passaram, mas a moralidade dos homens continuam a mesma, respeitam sempre suas próprias regras mesmo que para isso tenha que passar por cima dos direitos dos outros.

Dificilmente a mídia de massa irá lembrar desse fato. Não que a China esteja certa, mas com certeza haverá sensacionalismo em mostrar chineses como monstros e ingleses como vitímas e defensores dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário