09 fevereiro 2010

Enriquecimento de urânio: perigo Real ou monopólio dos EUA


Mahmoud Ahmadinejad anunciou que vai enriquecer urânio fora do Irã. O anuncio gerou um certo espanto no governo norte-americano. Eles acreditavam que as restrições impostas pela ONU para pesquisas nucleares fariam o presidente esquecer a idéia de investir em energia nuclear. A energia nuclear tem tudo para ser a energia do futuro por ser limpa e eficiente. Limpa porque não lança poluentes na atmosfera (caso das termoelétricas) e nem destrói grandes áreas para sua construção (caso das hidrelétricas); e eficiente pois tem maior produtividade do que as outras fontes de energia conhecidas. Porém existe o risco de acidente radiotivo, freando os avanços da tecnologia. A questão é se existe realmente o perigo de fabricação de armas nucleares, podendo resultar em uma guerra de proporções catastróficas, ou se tudo isso não passa de uma tentativa dos EUA em manter o monopólio no enriquecimento de urânio e produção de energia nuclear?


Poucos países tem o "direito" de realizar pesquisas nucleares. Tudo porque a ONU pressiona os países dispostos a desafiar sua "recomendação", ameaçando a romper as relações comerciais dos seus membros prejudicando a economia dos governos "rebeldes". O Irã é um desses países "rebeldes". O presidente Mahmoud Ahmadinejad tem mostrado boa disposição em investir nesse tipo de energia, o país é relativamente pequeno, possuindo poucos recursos naturais. Grande parte da população ainda vive nas zonas rurais, portanto propostas de energia como fonte de hidrelétricas são inviáveis. Além disso o clima árido da região, com grandes secas não garantiria a solução do problema. Usinas nucleares ocupariam menos espaço e abasteceriam o território sem grandes agravantes.


Por outro lado, o Irã é um país teocrático com tradições radicais onde se destaca sua intolerancia. Como exemplo temos a recente censura imposta pelo governo, privando a imprensa internacional de mostrar as manifestações populares que denunciavam uma possível fraude nas eleições do ultimo ano. Então continua a dúvida do início do post, existe realmente o perigo do Irã produzir armas nucleares ou é apenas uma tentativa dos EUA de manter a liderança nas pesquisas dessa área?

Nenhum comentário:

Postar um comentário