09 fevereiro 2010

[ESPORTE] Reciclagem de jogadores


Nos últimos dois anos o futebol brasileiro tem presenciado um fenômeno de migração de jogadores, não se trata do tradicional movimento de saída de jogadores para a Europa mas sim da volta desses jogadores muitas vezes já consagrados. É o caso de jogadores como Adriano (Flamengo), Fred (Fluminense) e Robinho (Santos) todos com passagem pela seleção brasileira que jogaram na última Copa do Mundo. Esses jogadores se diferenciam de um outro jogador já consagrado que também jogou na Copa de 2006 pela seleção brasileira, trata-se de Ronaldo, porém no caso do fenômeno é mais provável que tenha vindo para o Brasil já para se aposentar no Corinthians o que não passa pela cabeça dos outros citados.


Os fatores para esse acontecimento estão relacionados com a proximidade da Copa do Mundo, esse jogadores estavam em má fase na Europa devido a grande concorrência de jogadores e do maior nível de qualidade exigido lá fora. Existe grande pressão por parte dos dirigentes dos grandes clubes devido aos grandes investimentos que são feitos no futebol, bem maior do que no Brasil. Há também a pressão dos torcedores europeus pelo fato dos brasileiros serem estrangeiros e não tem tanta aprovação como os jogadores do continente. No Brasil esses jogadores encontram mais carinho da torcida, mais privilégios dos dirigentes, além de ficar próximos de suas famílias.


A consequência disso é que aumenta o nível do futebol jogado no Brasil, exigindo uma melhora dos novos jogadores que entram para o mercado, aumentando também a visibilidade do campeonato interno, aumentando patrocínios e o valor de compra desses novos jogadores. Apresentam também a reciclagem desses jogadores não só para a seleção brasileira como também para voltar a Europa. Devido ao sucesso dessa atitude desses craques, a tendência é que outros craques brasileiros esquecidos na Europa possam voltar ao Brasil mesmo após a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário