04 janeiro 2010

A história dos deslizamentos


O verão já é vigente e com ele vem o calor, o movimento maior nas praias e as chuvas típicas dessa época do ano. As chuvas de verão se caracterizam por serem fortes e rápidas, isto é, um grande volume de água vindo de uma só vez. Por causa desta característica esse fenômeno faz tantas vítimas. As trágedias podem vir de duas formas: por enchentes ou deslizamentos de terra. As enchentes nas cidades mais urbanizadas ocorrem por causa da impermeabilidade causada pelo asfalto e o concreto, que impedem a absorção da água pelo solo. Somado isso com a falta de infra estrutura dos sistemas de esgoto, o resultado é a enchente.


Os deslizamentos são causados pela destruição da cobertura vegetal nos topos dos montes. As árvores compactam a terra com suas raízes, o desmatamento torna o solo mais sedimentado e com a força da chuva ele tende a ir para baixo atingindo muitas vezes a casa dos moradores dessa região. Foi o que aconteceu recentemente. Um deslizamento em Angra dos Reis matou 39 pessoas. Para a construção de uma pousada, que tinha o aval da prefeitura e estava dentro da legalidade, uma parte da vegetação foi destruída. O solo não aguentou a força das águas e deslizou causando a morte dessas pessoas. As vítimas eram moradores da região, os turistas que estavam na pousada não foram atingidos.


As vítimas de deslizamentos são, em geral, pessoas de baixa renda. A explicação para isso está na política de remodelamento de Rodrigues Alves, que governou o Brasil em meados do século XX. O presidente planejou a reestruturação das principais cidades brasileiras, ele demoliu os cortiços do centro para o alargamento das avenidas e também para a viabilização de casas mais modernas, buscando sempre a perfeição inspirada por Paris, na França. Os pobres foram empurrados para os subúrbios, regiões distantes dos grandes centros. Impossibilitados de morar em lugares tão distantes de seus trabalhos, as pessoas foram se acomadando nos únicos lugares disponíveis : os morros. Sem nenhum controle, apareciam cada vez mais casas nos morros, sem infraestrutura, sem nada, dando origem às favelas. Quando chove fica vísivel a precariedade dessas construções que desmoranam fazendo tantas vítimas.


É claro que essa medida impede que o trânsito fosse ainda mais caótico, que o saneamento impediu a proliferação de doenças, mas faltou atenção com os pobres. Esse é mais um exemplo da negligência do governo brasileiro, em que uma medida tomada há um século ainda tem consequências para nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário