20 janeiro 2010

[ESPORTE] Por que Ronaldinho não joga bem na seleção?


Assistindo à boa fase de Ronaldinho no Milan todos ficaram animados em vê-lo na Copa do Mundo em Junho. Porém o craque tem um histórico de boas fases em clubes que ainda não foram vistas na seleção, mas por quê ? Para ter essa resposta temos que analisar as diferenças entre jogar nos dois times.


O primeiro fato é o entrosamento, no clube os jogadores jogam juntos uma temporada inteira, cerca de 50 jogos por ano fora os treinos mantendo sempre uma base. Na seleção o time titular muda várias vezes e em 4 anos não tem tantos jogos assim para criar um entrosamento similar.


Outro fator específico ao caso do Ronaldinho, talvez seria o fato de que ele teve mais sucesso com esquemas mais ofensivos. Com Rijkaard no Barcelona e Leonardo no Milan, Ronaldinho sempre jogou com liberdade tanto para flutuar pelos lados do campo como para não marcar. O resultado dessa estratégia foi o jogador sempre esperando a bola de rebote da sua defesa para partir em contra ataque, a principal arma do jogador. Na seleção brasileira, Ronaldinho é quase sempre colocado como armador, bem centralizado. E como manda a tradição a seleção joga cadenciando jogo, devagar, esperando para atacar e não se arriscando tanto. A consequência disso é que o jogador fica sempre preso no meio da marcação que se encontra sempre bem postada atrás da linha da bola.


A conclusão que é possível se tirar disso tudo é que Ronaldinho com certeza merece uma vaga na seleção, porém o estilo de jogo dele não se enquadra pelo proposto pelo técnico Dunga. Aliás o técnico já declarou em uma de suas primeiras entrevistas que gosta que se respeite a hierarquia dentro da seleção, ou seja, há certos jogadores que tem um crédito dentro da equipe e que não será qualquer contratempo, qualquer mudança que irá alterar o time formado desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário