12 janeiro 2010

Nova Jersey legaliza uso medicinal da maconha


A assembléia legislativa do estado americano de Nova Jersey legalizou o uso medicinal da maconha. O estado é o 14° nos EUA a legalizar o uso restrito da droga. O governo irá permitir que médicos indiquem a alguns pacientes (com AIDS, câncer, destrofia muscular e esclerose multipla) o uso da erva, as doses serão controlada pelo governo. A maconha traz alguns benefícios em doses baixas como a diminuição de efeitos colaterais de medicamentos contra o câncer, alguns benefícios para casos de epilepsia além de estimular o apetite.

Essa questão sobre a legalização da droga é bastante difundida nos EUA, o governo começa a seder à pressão provocado por uma série de grupos em favor da ação.

No Brasil pouco se tem feito a respeito mas é uma questão importante para se tratar. Chico Buarque já disse uma vez alguma coisa como: "é melhor que o governo controle a venda das drogas do que os traficantes". Essa afirmação se justifica pelo fato de que no Brasil grande parte dos crimes cometidos tem alguma ligação com o tráfico. A lista vai desde tiroteios entre traficantes rivais, assasinatos por dívidas com eles, assaltos para comprar mais do produto, até a venda de DVD's piratas, que muito se acredita que são para financiar o fornecimento da droga.

A legalização total do produto talvez não evitaria o problema da violência, mas poderia diminui-lo. Além do mais as pessoas que querem compra-la não encontram muitas dificuldades, então a legalização não estimularia muito o consumo, não justificando portanto a oposição dos conservadores à ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário