14 janeiro 2010

O futebol moderno


Em meio às comemorações do centenário do Corinthians, alguns torcedores (como este que vos escreve) protestam contra o aumento abusivo do preço dos ingressos. A diretoria corinthiana há algum tempo procura priorizar o marketing como uma fonte de renda. Para isso investe em produtos e patrocínios para o clube, já que com a imagem do Corinthians está em alta com a presença de nomes como Ronaldo e Roberto Carlos além do fato de se completar o centenário. Justificando assim o aumento do preço dos ingressos, que por um lado parece justo e normal.

Mas se voltarmos na história do Corinthians perceberemos que este foi fundado por quatro operários, portanto o povo. Em um começo díficil numa época de República oligárquica, onde tudo era controlado por uma minoria rica principalmente em São Paulo, o Corinthians começa a se destacar na várzea e ganha adesão popular. Disputando de igual para igual com os seus rivais formados por uma torcida da elite, o clube enfrenta preconceitos por ser o "time do povo". Passam-se os anos, o Corinthians cada vez mais ocupa os corações das classes mais pobres. Sua história é repleta de sofrimentos e voltas por cima, assim como a maioria de seus torcedores. Durante anos o Corinthians foi mantido e dirigido pelas camadas populares.

Hoje com o futebol cada vez mais se tornando um negócio lucrativo, a vontade de sua torcida está cada vez menos priorizada. Os clubes agoram buscam o lucro para que se compre mais jogadores de alto nível e se ganhe mais dinheiro com publicidade e direitos de imagem. No Corinthians não é diferente. O clube que foi criado pelos torcedores pobres e para eles, agora os priva de assistir aos seus jogos no estádio estabelecendo ingressos que beiram os R$50.

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