28 janeiro 2010

Tudo passa...!?


Após alguns anos de controle e estabilidade da dívida brasileira, segundo alguns economistas, neste ano o déficit em contas externas irá aumentar. Já existe até mesmo um certo temor sobre uma possível interrupção do ritmo de crescimento. A solução para isso provavelmente seria uma reação neoliberal, em busca do capital estrangeiro investido aqui. Porém essa palavra, neoliberal, para muitos traz um friozinho na barriga, devido ao passado dela ainda no período FHC.

Naquela época o presidente usou e abusou dessa estratégia para promover o crescimento do país ainda muito afetado pelos períodos de superinflação. O problema era que as empresas estrangeiras eram mais fortes que as nacionais e acabavam impedindo o crescimento delas. Além disso a venda das estatais trouxe muita desconfiança em relação à corrupção nas transações. O Caso do grampo do BNDS, que denunciava armações nos leilões dessas empresas e envolvia até mesmo o então presidente Fernando Henrique Cardoso, foi arquivado sem uma explicação muito clara. Os políticos de esquerda começam a considerar essa política como alternativa, que durante tanto tempo foi criticada por eles.

O fato é que o governo se encontra em um dilema: permitir que a onda de crescimento seja mesmo passageira e enganosa ou adotar uma política perigosa que abre várias brechas para surgir corrupções no governo, num país com um histórico de insucessos com essas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário