09 janeiro 2010

"Paz sem voz não é paz é medo"


Um dos principais defeitos do Brasil apontado pelas pessoas é a violência. Políticos sempre prometem resolvê-la, até tentam muitas vezes mudar leis, aumentar o número de policiais, porém o problema não se resolve. Muitos apontam que o problema é causado pela falta de segurança, a mídia reforça a idéia mas nem mesmo que se triplique o número de policiais a violência diminuirá, isso englobando assaltos, homicídios, estupros, etc.


A força policial até pode conseguir diminuir a violência e promover a "paz", mas faz isso por meio da repressão o que fere a democracia. Como aconteceu na ditadura, os assaltos diminuiram, e as mortes também, mas na verdade essa "paz" era um grande temor da violência policial. Os militares abusavam do poder, da autoridade, limitavam a liberdade, o que é típico de um regime ditatorial, baseado na filosofia maquiavélica e sustentada pelo positivismo. O principal fator que gera a violência é a desigualdade social.


Não é possível acabar com a violência, de formas democráticas, por meio da repressão. Como diz um velho dito popular "é melhor previnir do que remediar", então como prevenir o problema? Acabando com ele em suas origens. Por que uma pessoa rouba ? Pois ela precisa disso para sobreviver e/ou ter uma condição de vida digna, acaba então muitas vezes apelando para o homicídio. Uma pessoa satisfeita com sua condição na sociedade dificilmente irá querer colocar isso em jogo matando outra pessoa e correndo o risco de ser preso. É preciso fazer com que as pessoas não precisem ser violentas. Fazendo elas serem mais iguais socialmente, diminuirá a sensação de competição da vida, o individualismo e, consequentemente, o "ódio" da raça humana por seus semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário