
18 setembro 2010
A Inteligência Política de Marina

10 setembro 2010
"Cansado de levar pernada? Vote no Saci!"
Ator de um personagem só, assim é Manoel Claristenes, conhecido como Saci Pererê. O ator teve seu auge nos anos 80 participando do Sítio do Pica-Pau Amerelo. Depois do término do programa, Saci volta a TV como o grande personagem do horário eleitoral capixaba. Saci, que é conhecido no folclore brasileiro como alguém que prega peças e engana as pessoas, garante que nunca gostou de política e seu maior interesse na candidatura é se aproveitar da mídia.
Ao convidá-lo para uma entrevista Saci logo se dispôs a ir ao meu encontro na Ufes, “Gosto do ambiente verde de lá, vai ficar melhor para as fotos”, falou ao celular. Encontro-o no dia seguinte, reconheço de longe todo caracterizado e pulando corda. Por onde passa, Saci gera comentários das pessoas. Ele assume o personagem, é travesso. Com 46 anos e apenas uma perna, ele se exibe subindo em postes de luz e pedras, dizendo ainda que anda de patinete (confira!), joga futsal e luta capoeira. Pergunto como gosta de ser chamado, ele já tinha uma resposta ensaiada: “Você acha que o Pelé quer ser chamado de Edson ou Pelé? O Zico quer ser chamado de Arthur ou Zico? Comigo é a mesma coisa, ganhei a minha vida sendo Saci e é assim que sou conhecido”, responde ele.
Saci nasceu no centro de Vitória, Espírito Santo, próximo ao Forte São João. Quando era jovem, disputava uma partida de futebol na escola, quando levou uma pancada em sua perna direita. Devido a um erro médico dos precários hospitais públicos da época, teve sua perna amputada. Não se abateu. Começou a pensar no que fazer a partir de então. Foi quando, na década de 80, viu a oportunidade numa apresentação do Sítio do Pica-Pau Amarelo no município da Serra. Sabendo que todos os sacis da trupe tinham as duas pernas, ofereceu-se aos produtores. Conseguiu falar com Samuel dos Santos, o ator que fazia o papel de Tio Barnabé, que o colocou na peça. Viajou para Taubaté,
Com o término do programa, Saci passou a fazer peças e se apresentar
A idéia da candidatura surgiu do próprio partido, que o convidou em 2008 para ser candidato a vereador
Sua campanha é baseada na busca dos votos de protesto. Diante de um cenário de corrupção, muitos eleitores votam em candidatos bizarros só para “sacanear”. Sobre as críticas de não levar a política a sério, ele logo rebate: “O artista tem que ser criticado. Não viso ganhar a eleição, se ganhar ótimo, tenho minhas propostas para cultura e o meio ambiente. Caso contrário, pelo menos divulguei o folclore brasileiro e o meu trabalho”.
A impressão deixada pelo Saci é das duas uma: ou ele representou por tanto tempo o Saci Pererê que acabou adquirindo características do personagem, ou foi escolhido a dedo pelo destino para representar tão bem essa figura do folclore brasileiro.
24 agosto 2010
Relatos de um Réporter Inexperiente

Durante todo um semestre ganhei um pouco de conhecimento teórico na faculdade. A prática eu acreditava que ganhava apenas escrevendo neste blog. Como eu estava enganado. Talvez o mais próximo de reportagem que eu já havia chegado foi na matéria Diário de Bordo, em que a bordo de um caminhão passei algumas semanas viajando pelo Brasil. Também pude sentir um pouco do que é escrever suas observações como jornalista no post de minha primeira caravana. Porém não estava lá como réporter, não havia sentido as dificuldades de ser jornalista.
A oportunidade de botar em prática tudo que aprendi veio só no segundo semestre da faculdade. Precisando fazer um blog para uma determinada matéria, eu mais alguns amigos escolhemos o tema política, área pela qual sempre quis atuar.
31 julho 2010
Diário de Bordo: nas veias do Brasil

Saímos de Cachoeiro do Itapemirim carregados de mármore. A "Princesinha do Sul" como a cidade é conhecida, ganhou esse apelido no auge do café nos primeiros anos do século XX por sustentar a economia capixaba. Hoje a cidade ainda faz jus ao apelido, não por causa do café, mas devido à exportação de mármore. A cidade respira essa atividade. Cercada por montanhas, é possível ver de longe as paisagens com morros pela metade, resultado da exploração. Logo na entrada, também se vê várias marmoarias serrando imensas pedras. Muitos caminhões são vistos circulando pela cidade, não é difícil achar um membro de família que não seja caminhoneiro ou que tenha algum envolvimento com a atividade por aqui. Praticamente 100% dos fretes oriundos da região, são para o transporte de mármore, seja cortado em chapas, em pedras, ou no produto final como pisos e pias. Isso atrai não só os caminhoneiros locais, mas caminhoneiros de outras regiões como Minas Gerais e Bahia. Fica então um clima, escondido é claro, de faroeste. Os caminhoneiros locais não gostam muito dos forasteiros, pelo fato deles se aproveitarem dos fretes da região, ocupando o espaço dos motoristas moradores do município.
A viagem então começa. A primeira parada se dá após o centro da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. A região é formado de pastos e de população predominantemente negra, heranças de uma das cidades mais prósperas do período açucareiro do Brasil. A cidade é razoavelmente desenvolvida mas enfrenta a tradicional desigualdade brasileira. Com alguns quilômetros de distância, estão os prédios altos dos representantes dos petroleiros, agricultores e dos meios de comunicação do norte do estado; logo após estão várias casas coladas umas as outras, expremidas entre a ferrovia e a BR 101. A estrada recentemente passou a ser de responsabilidade da consercionária Autopista Fluminense, que atua da divisa com o Espírito Santo até a cidade do Rio de Janeiro. Antes esburacada e com sinalização precária, agora melhor sinalizada e com buracos menos evidentes, a estrada mostra os planos de sua administradora com o ínicio das obras de duplicação. A privatização de estradas torna-se cada vez mais comum no Brasil, com as dificuldades de se investir em infraestrutura o governo libera frequentemente conceções as empresas. O principal acesso dessa região entre o Rio de Janeiro e São Paulo é feito quase que 100% por empresas privadas, custando cada vez mais caros para os viajantes. A região também é uma das mais perigosas do eixo Rio-São Paulo, tanto sobre assaltos como de acidentes. Caminhões carregados com pilhas de 4 metros ou mais de lajotas, reduzem a velocidade da pista. Com isso, as freadas e ultrapassagens são constantes. Além disso com menos velocidade exigida, os motoristas ficam mais vulneráveis a assaltos. Também se comenta as consequências da recessão econômica. Talvez acostumados com o ritmo acelerado que o Brasil vivia anteriormente, hoje se diz que as pistas não estão tão movimentadas como antes, que as cargas não eram tão abundantes como anteriormente. Muitos caminhoneiros passam vários dias em pátios de postos de São Paulo e Rio de Janeiro à espera de carga para voltar para casa.
Outro fator que vem prejudicando os motoristas, é a "função de Bode Espiatório" que vem lhes sendo aplicadas. Diante dos problemas de trânsito, os governantes privam cada vez mais caminhões e carretas de circular nos centros urbanos, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, existem regras bem específicas para o circulação desses veículos. Recentemente foi anunciada mais uma restrição a eles em São Paulo. O prefeito Gilberto Kassab proibiu o tráfego de caminhões em parte da Marginal Pinheiros, importante acesso de São Paulo. A restrição pode aumentar e atingir outras regiões, excluindo-os também da Marginal Tietê. Restrição igual existe no Rio de Janeiro. Em certos pontos da cidade apenas caminhões de mudança podem circular. O que acaba ocorrendo é uma certa maquiagem das cargas, que são misturadas com utensílios domésticos para burlar a fiscalização. A ponte Rio-Niterói também restringe caminhões durante maior parte do dia, sendo permitida a passagem deles apenas pela madrugada.
A restrição em São Paulo entrará em vigor nesta segunda-feira (2). Na quarta (28), estava em São Paulo e pude presenciar conversas à respeito da nova restrição sobre caminhões. Cientes do certo alívio no trânsito que a decisão dará, eles ainda assim acusam o prefeito de fazer pouco pela categoria, declarando posição contrária ao governo municipal. Dizem que os caminhões que prejudicam o trânsito são os caminhões da própria cidade, que sem manuntenção, quebram a todo momento em plena Marginal. Com isso, os caminhões de linhas interestaduais ficam presos a um horário pouco viável, gastando mais tempo em espera para transitar e ganhando menos dinheiro por não poderem fazer novas viagens. Citam ainda, a situação do Porto de Santos que durante a semana de mal tempo, paralizou as atividades portuárias, deixando vários caminhoneiros carregados, esperando na fila durante dias. Apesar do aumento das dificuldades a cada dia, os caminhoneiros não tem ajusto de frete, haja vista a grande oferta de trabalhadores da área. Em consequência disso, os trabalhadores passam a ganhar cada vez menos.
Muitos caminhoneiros ameçam uma paralização, porém diante da corrupção existente em seu sindicato, ficam enfraquecidos para mover tal ação. Motivos para isso não faltariam: Trabalho de mais de 18h por dia, Noites sem dormir, necessidade de tomar drogas para se manter acordado e cuprir horários, policiais rodoviários corruptos que ameaçam detenções em busca de propina, pedágios altos, falta de direitos trabalhistas, etc. Hoje, os operários estão bem sistematizados e se adaptaram a política brasileira de "manda quem pode e obedece quem tem juízo". Vítimas de uma politicagem cruel, a classe atravessa as dificuldades sem ter muito o que fazer. Educados sempre a obedecer as leis, foram negados também a educação para fazer valer seus direitos. Assim atravessam o Brasil inteiro, desamparados porém, tal como burros, carregando nas costas a importante tarefa de levar os produtos aos consumidores.
24 julho 2010
O velho jornalista Gabriel Garcia Marquez

A ficção é considerada um livro que foge muito do estilo do ganhador do Nobel de Literatura. Os mais radicais, inclusive dizem que o autor se vendeu ao mercado bibliográfico. Porém parece apenas que Marquez, assim como seu personagem, está experimentando coisas novas. A fim de descubrir quem sabe um sentimento diferente. Enfim, agora pude perceber que esta obra não irá servir de base para mim, se desejo conhecer o autor. Porém agora estou numa feliz obrigação, de ter que ler mais um livro desse fantástico (segundo a crítica) escritor que é Gabriel Garcia Marquez.
23 julho 2010
O que é o Futebol para nós.

12 julho 2010
O dia em que todos quiseram ser Casillas

07 junho 2010
Inovações e tendências do Futebol

Rio Branco, a Fênix capixaba

05 junho 2010
Aumenta o "policiamento" em Campo Grande

31 maio 2010
A primeira caravana é inesquecível

24 abril 2010
Queda do sistema 2 [...]

Nessa sexta-feira (23/04), o premier grego Georgos Pampareau finalmente anunciou a ajuda da União Européia na recuperação de seu país. Depois desses quatro meses de desespero e incertezas, a UE resolveu ceder. Há algum tempo a Grécia tem sofrido os efeitos da crise e precisava da ajuda de fora para tentar sair dela.
Desde a quebra dos Lehman Brothers, um banco de investimentos internacional, a econômia grega entrou em colapso. As ações dos títulos públicos gregos caíram muito. Sem ter como vender pois ninguém queria comprar, a situação começou a ficar cada vez pior, aumentou o desemprego, os impostos, etc. Situação essa que também corria o risco (e ainda corre) os países do PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália e Espanha). Então a UE, por decisão da chanceler alemã Angela Merkel, usou de sua influência política negativa não dando assistência a economia grega, como forma de não incentivar a quebra dos outros países do PIIGS, porcos em inglês.
Devida a essa demora, a bola de neve da crise grega só aumentou. Para esse pacote anunciado ontem surtir efeito, o governo terá que cortar gastos (assistencialistas como saúde, educação,etc) e criar novos impostos. Ou seja, novamente a conta cai nas costas da classe trabalhadora. Medida bem parecida foi adotada em outro país da zona do euro, a Letônia. O país também se comprometeu a cortar gastos e baixou os salários dos funcionários públicos em 45%. Hoje o desemprego no país já atingiu a taxa de 20%.
Portanto, agora a UE terá que desembolsar mais dinheiro para tentar salvar a Grécia, o que poderia ter sido solucionado desde dezembro quando a crise começou a ganhar dimensões maiores. Por crueldade do sistema em dar o exemplo, vários jovens já morreram em confrontos com a polícia, empresas quebraram e famílias passam fome. Sem ter outra coisa a fazer, só desejo boa sorte ao povo grego, o berço da civilização ocidental, que enfrentará um período de dificuldades daqui pra frente. E reforçando a idéia do primeiro post, agora é o momento de aumentar a influência da política esquerda no país.
Em continuação da matéria http://fobenet.blogspot.com/2010/03/queda-do-sistema.html .
[HUMOR] Evo e seus frangos gays

21 abril 2010
Belo Monte: aos 45 do 2°tempo outra polêmica

04 abril 2010
Publicidade positivista

21 março 2010
Os mendigos do Brasil

15 março 2010
Em busca de autonomia

09 março 2010
Teoria da conspiração: Petróleo x terremotos

07 março 2010
PEC 300: Se eu pago mais, eu quero um serviço melhor

A queda do sistema
